21 junho, 2010

Cimarrón Uruguayo: um valente cão de trabalho.


Cimarrón UruguayoComo o próprio nome já indica, o cimarrón uruguayo é a raça canina autóctone do Uruguai. Entretanto, a origem da raça é incerta. O que se sabe é que descendem dos cães trazidos pelos conquistadores portugueses e espanhóis para a região do Pampa da América do Sul. Abandonados pelos conquistadores nessa região, esses cães cruzaram entre si, originando o cimarrón uruguayo. A seleção natural permitiu a sobrevivência dos cães mais hábeis, astutos e fortes. 

O cimarrón uruguayo possui temperamento equilibrado, é inteligente e corajoso. Segundo Izabel Belloc Moreira Aragon, criadora da raça há 3 anos, o cimarrón uruguayo é um cão territorialista, porém dócil e apegado aos donos. "No convívio diário, são extremamente amorosos. Têm especial predileção por crianças, sendo, em geral, muito pacientes com elas.", diz.

O cimarrón uruguayo é um cão de trabalho, de médio porte, utilizado principalmente como cão de guarda e pastoreio. Em seu país de origem, também desempenha funções de caça. Além de ser forte e compacto, o cimarrón uruguayo demonstra grande agilidade. De acordo com a criadora, é um cão dócil com a família, e ao mesmo tempo é ótimo cão de guarda. "Conseguem combinar defesa do território com docilidade com os donos e convidados", acrescenta.

O focinho é medianamente largo, ligeiramente mais curto que o crânio, com a trufa preta e stop moderado. Os olhos são marrons, de cor escura, de tamanho médio e formato amendoado. As orelhas são caídas, de tamanho médio e formato triangular. A pelagem do cimarrón uruguayo é curta e lisa, bem rente ao corpo e com a presença de sub pelos. A cor do pelo é tigrado ou baio, podendo apresentar manchas brancas no focinho, na parte inferior do pescoço, no antepeito, no peito, na região ventral e na parte inferior dos membros.

O tamanho dos exemplares machos da raça pode variar entre 58 e 61 cm. A altura das fêmeas varia de 55 e 58 cm, sempre medida na atura da cernelha.

A raça no Brasil
Por aqui, a raça ainda é pouco conhecida. De acordo com Izabel, o maior criador da raça continua sendo o Uruguai, seguido pela Argentina. "Ainda são poucos os canis da raça no Brasil", diz. O cimarrón uruguayo é mais comum na região sul do país, principalmente no Rio Grande do Sul, "pela proximidade com o país de origem, o Uruguai", explica.
  

 FICHA
Nome
Cimarrón Uruguayo
País de Origem Uruguai
Classificação CBKC/FCI grupo 2.1 (molossóides tipo dogo)
Porte médio
Temperamento equilibrado, dócil, protetor
Ambiente preferencialmente externo
Utilização trabalho, caça, guarda

 PRINCIPAIS QUALIDADES (NOTAS DE 5 A 10)
Inteligência 9,0
Adestrabilidade 8,5
Necessidade de exercício diário 10,0
Bom com crianças 10,0
Bom em apartamento 5,0
Convívio com outros animais 7,0

SAIBA +
Mais sobre o Cimarrón Uruguayo: www.guiaderacas.com/cimarron.shtml
Padrão Oficial da Raça (FCI/CBKC) Padrão Oficial da Raça

Foto: Cortesia canil Del Pago Peregrino 
Revisão Técnica: Izabel Belloc Moreira Aragon