09 novembro, 2012

Adolescência Canina - filhote ou adulto?




Se o seu filhote de cachorro já está grandinho e apresentando mudanças de comportamento, é possível que ele esteja entrando na fase da adolescência. Veja abaixo algumas dicas importantes para lidar com o seu cachorro durante essa fase.

Geralmente entre o sexto e o oitavo mês de vida, o seu cachorro entrará na delicada fase da adolescência. Este certamente será um período em que ele exigirá muito sua atenção. Seu cachorro provavelmente vai mudar o comportamento habitual e deve começar a mostrar sinais de maturidade sexual.

Nos machos, muda a maneira de fazer xixi, eles abandonam a posição de cócoras e começam a levantar a pata para marcar o território. Alguns machos até mudam de atitude, ficando mais desobedientes. Fique atento nestes casos pois esta atitude pode indicar que o seu filhote apresenta comportamento dominante.

Na mesma época, as fêmeas podem entrar pela primeira vez no cio, período em que estarão fértil para acasalamento. Importante: Não é aconselhável permitir que uma fêmea acasale já no primeiro cio. Os cães ainda estão em idade de desenvolvimento físico até, pelo menos, 1 ano de idade e o acasalamento durante esta fase pode ser muito prejudicial, principalmente para as fêmeas. Dica: se você não tem nenhuma intenção de reproduzir seu cachorro ou sua cadela, este é o momento certo para castrar seu filhote. Ao contrário do que muitos pensam, a castração precoce é altamente recomendada para os cães não-reprodutores pois além de garantir maior longevidade, pode ainda reduzir drasticamente o riscos de algumas doenças.
Cachorro no colo depois de brincar
Grandes ou pequenos
Em geral, os filhotes de menor porte começam a amadurecer aos seis meses de idade, (na verdade ele ainda é um filhote, mas para efeito comparativo, isso seria o equivalente a adolescência para os humanos). Já os cães de raça grande ou gigante iniciam este processo mais tarde, em geral aos 8 meses de idade. Além disso, os cães de maior porte demoram mais para ficarem adultos, portanto prepare-se para uma adolescência longa. Cães de menor porte se tornam adultos mais rápido, aos 14 meses de vida, em média.
Então, por volta dessa idade você deverá ficar muito atento para moldar de acordo com sua  rotina e necessidade, a personalidade de seu amigo peludo. Tudo depende de você!

Filhotes só querem diversão
Durante a adolescência, o tamanho é só aparência. Na verdade, nesta fase o cachorro ainda é um filhote, pouco experiente, de certo modo desajeitado e, certamente ainda vulnerável. Procure agir apropriadamente, mantenha sempre em mente que ele ainda precisa de atenção extra, como qualquer filhote. Nessa idade, a fonte de energia do cachorro parece ser inesgotável. O filhote torna-se cada vez mais curioso, corajoso, explorador. Mas não se preocupe,essas mudanças são passageiras e perfeitamente normais para qualquer cachorro. O filhote terá apenas um desejo, que é divertir o corpo e a mente, e isso é bom, poque você poderá usar este desejo ao seu favor, dando ao filhote a atenção necessária para atender suas necessidades.  Com passeios e brincadeiras, o laço afetivo entre você e seu filhote se fortalece e você proporciona ao seu amigo de quatro patas alguns momentos de diversão para que ele possa gastar a energia.
Cachorro brincando com a bolinha
Rotina diária
Estabeleça uma rotina de horários específicos para os passeios, refeições, brincadeiras, etc. Ensinar o filhote a seguir uma rotina diária, deve ajudá-lo a encontrar o seu próprio ritmo, incentivando-o a relaxar depois dos passeios e das refeições. Cachorros que obedecem horários e mantém os mesmos hábitos diários costumam ser mais atentos e obedientes.

Atividade e exercício
É muito importante que você esteja presente quando seu filhote esteja se exercitando. Controle a intensidade das brincadeiras, seu esforço físico deve ser observado e dosado para que ele não corra riscos como o de lesões. Não leve seu filhote na coleira enquanto você anda de bicileta, isso pode ocasionar lesões ou ainda representar futuros problemas de articulação. Com esta idade os cães ainda são muito jovens e seus ossos e músculos ainda não estão plenamente desenvolvidos. Uma carga excessiva de exercício, principalmente para os cães de grande porte, pode acabar lesionando as articulações, o que pode causar problemas permanentes à saúde do seu cachorro.

Seja um dono paciente e envolvido na educação de seu filhote
Durante a adolescência, o cão necessita ser incentivado a passear e obedecer. Treine seu cão brincando, brincadeiras são um grande estímulo mental e servem para que ele reconheça a sua autoridade durante esta importante etapa de seu desenvolvimento. Nunca puna o seu cachorro depois de uma brincadeira, você provavelmente não pensa desta maneira, mas isso para ele é uma resposta negativa que rompe o laço entre vocês e faz com ele perca aos poucos a confiança em você. Lembre-se ainda que, durante a adolescência, seu cachorro vai testar os limites do que é permitido ou não, dando a impressão que está "desaprendendo" o que você ensinou. Não desanime, a capacidade de obedecer do seu cachorro vai evoluir naturalmente com o tempo.
Cachorro brincando com bola
A fase de adolescência canina é passageira e deve ser vivida por você e seu filhote de cachorro com naturalidade, sempre visando ampliar os laços de amor e proteção entre você e ele. Felizmente, para a maioria dos cães e seus donos, o comportamento associado com esta fase, termina com a maturidade do cão, no momento que ele adota plenamente o seu papel como um membro da família e, finalmente, o comportamento adulto, equilibrado graças a atenção dada a ele no momento certo.

Aproveite muito estes meses, que apesar de intensos, passam rápido e deixarão muitas lembranças maravilhosas de seu grande amigo de quatro patas.


Meu filho quer um cachorro, o que fazer?
Nomes de Cachorro
Saiba tudo sobre os cachorros
O filhote de cachorro e a vida em sociedade
Adolescência canina filhote ou adulto?
A importância da brincadeira na vida dos filhotes
Qual é a melhor ração para o meu cachorro?