06 julho, 2011

Qual é a melhor ração para o meu cachorro?



Como escolher uma boa ração para o seu animal de estimação / foto: reprodução.


Como escolher a melhor ração?


Esta é uma pergunta bastante comum na hora de escolher uma ração para um animal de estimação. Afinal, existe uma grande variedade de produtos disponíveis nas lojas especializadas e também uma diferença significativa nos preços.

Alimento Completo
As rações industrializadas são alimentos completos para cães de qualquer idade, isto é, não há necessidade de complementar a alimentação com outros produtos ou alimentos. Por isso, a escolha da ração é fundamental para o desenvolvimento e a saúde do seu animal de estimação. O mais importante na hora da escolha de uma boa ração é saber distinguir os diferentes produtos e suas respectivas categorias. Esse conhecimento ajuda ao proprietário em optar pelo melhor tipo de alimento para o seu cachorro, de acordo com a idade, porte e até mesmo a característica da pelagem.

Standard, Premium ou Super-Premium?
A maioria das rações secas para cães está dividida em três categorias principais: ração de manutenção (ou standard), ração premium e ração super-premium. Essa classificação tem por objetivo ajudar aos proprietários a entenderem melhor sobre a qualidade e o valor nutricional de cada ração, obedecendo critérios comuns a todos os produtos e marcas.

As rações de linha super-premium são conhecidas pelo alto valor nutricional, altas palatabilidade e digestibilidade, além de oferecerem ingredientes de qualidade superior. O animal que consome uma ração de linha super-premium, apresenta volume de fezes menor e, geralmente, com menos odor. As rações conhecidas como premium, fazem parte de uma linha intermediária, que também oferece benefícios do ponto de vista nutricional. Já as rações de manutenção (ou standard) fazem parte de uma linha mais econômica e oferecem produtos com menor custo.

Veja abaixo algumas das principais rações secas disponíveis nos pet shops e lojas especializadas.


ROYAL CANIN

As rações super-premium da Royal Canin são a Size Giant (para animais de porte gigante) Size Maxi (para animais de grande porte), Size Medium (médio porte), e Size Mini (para cães de pequeno porte). As linhas da Royal Canin estão divididas ainda por idade: Junior, Adult, e Mature (senior). Além da linha principal de ração super-premium, a empresa oferece a linha Veterinary, que ajudam no controle de doenças pré-existentes. Esta linha de produtos deve ser utilizada somente sob a orientação de um veterinário. A Royal Canin também oferece a linha Raças Específicas, disponibilizada nas vesão Filhote e Adulto. A linha premium da Royal Canin é a Club Performance, disponibilizada nas versões Adulto, Alta Atividade e Junior. A linha de manutenção é a Selection.




PURINA

A ração de linha super premium da Purina é a ProPlan, que oferece as versões Large Breed (para animais de grande porte), Medium Breed (para animais de tamanho médio) e Small Breed (para animais pequenos). A Purina oferece ainda as versões da ProPlan para filhotes, para animais com pele sensível, e também para cachoros idosos. As linhas de ração premium da Purina são a Dog Chow, a Alpo e a Beneful, disponíveis nas versões para adultos e filhotes. A linha de manutenção oferecida pela empresa é a Kanina, também disponível para filhotes e adultos.




PEDIGREE
A Efeem também oferece uma linha completa de rações. A linha super premium é a Pedigree Expert, que oferece versões específicas para o porte e a idade do animal. As rações de linha premium da empresa são a Frolic, a amplamente conhecida Pedigree e a nova Pedigree Equilíbrio Natural. A linha premium da Pedigree também oferece rações específicas para filhotes, adultos e adultos com mais de 7 anos. A linha de manutenção oferecida pela empresa é a Champ, disponível nas versões Carne & Vegetais e filhotes.




PREMIER PET
A Premier Pet oferece uma linha de rações premium e super premium para cães. A linha de ração super premium oferecida pela empresa é a Premier Formula, disponível ainda nas versões Premier Ambientes Internos e Premier Raças Específicas. Há ainda duas marcas de ração de linha premium. Uma é a Golden Formula, considerada pela empresa uma ração premium especial, e disponibilizada nas versões Light e Senior. A outra ração premium oferecida pela Premier Pet é a Vitta Natural, disponível nas vesões Filhotes e Adultos. Outros produtos que fazem parte da linha Golden Formula são a Golden Special (sabor frango e carne combinados para cães adultos), Golden Power Trainning, (para cães adultos que desempenham atividades físicas), Golden Duo (sabores diferentes embalados individualmente) e Golden Mega (para cães de porte grande e gigante). A empresa não oferece nenhum produto de linha manutenção (standard).




EUKANUBA
A Iams oferece uma linha completa de rações super-premium para cachorros, a Eukanuba, disponível nas versões Filhote, Adulto, Light e Senior. A Eukanuba também está disponível para cães de pequeno, médio e grande porte. A empresa não oferece nenhuma linha de ração premium ou manutenção.




HILL'S
A Hill's oferece uma linha completa de rações super-premium e de rações medicinais para cachorros. A Hill's Science Diet está disponível nas versões Filhote, Adulto, Light e Mature (senior), além das versões para animais de portes grande e pequeno. A Hill's Prescription Diet é uma linha de ração específica para animais com algum problema de saúde. Esta linha de ração deve ser utilizada somente sob a orientação de um veterinário. A Hill's não oferece nenhum produto de linha premium ou manutenção.

Obs: para obter informações mais detalhadas sobre a nutrição do seu animal, consulte regularmente um veterinário.


Leia + sobre Cachorros: