07 maio, 2014

Cachorro pode comer chocolate?

Muita gente tem dúvida sobre quais são os alimentos seguros para cães. Mas e o chocolate? Cachorro pode comer chocolate?


Cachorro pode comer chocolate?
Cachorro pode comer chocolate?

Há muitos alimentos frescos e naturais que podemos oferecer aos nossos cachorros. Mesmo que a dieta de seu cão seja baseada exclusivamente em ração industrializada, existem alimentos frescos que são permitidos e até recomendados pelos especialistas em nutrição animal. Bons exemplos desse tipo de alimento, são alguns vegetais, que podem ser oferecidos cozidos ou crus, que só vão contribuir para a nutrição de seu peludo. A cenoura, por exemplo pode ser oferecida crua ou cozida, enquanto outros vegetais benéficos para a nutrição de seu cão devem ser oferecidos cozidos, como por exemplo brócolis.

Mas e o chocolate? Cachorro pode comer chocolate?


Muitos alimentos, no entanto, podem não fazer bem aos cachorros, e a resposta para essa pergunta é categórica: Cachorro não pode comer chocolate. E o motivo é muito simples. O chocolate é feito de cacau, que contém uma substância chamada Teobromina e essa substância é tóxica para os cães. O o pior é que o efeito é cumulativo, ou seja, mesmo que o cachorro coma um pouco de chocolate por dia ele pode sofrer de uma intoxicação alimentar. Os chocolates com maior teor de cacau são ainda mais perigosos, e, é claro, o efeito nocivo pode ser potencializado no caso dos animais de pequeno porte.

Portanto, fique atento ao que o seu cachorro comer e jamais ofereça chocolate ao seu cachorro, mesmo que em pequena quantidade.

Saiba mais sobre nutrição canina e saúde