18 maio, 2014

Vermífugos para cães - Quando devemos vermifugar?

Quando dar vermífugo para o cachorro? Esta é uma dúvida que muitos proprietários de cães se deparam em algum momento. A vermifugação, tanto para os filhotes quanto para os cães adultos é muito importante na vida do cachorro, pois há inúmeros problemas causados por estes parasitas que podem se agravar quando o tratamento não ocorrer da maneira adequada.


Como vermifugar meu cachorro?
Quando vermifugar os cães?

Mas então, qual melhor forma de vermifugar os cachorros?


Sem dúvida, a melhor forma é a vermifugação preventiva. De maneira geral, os filhotes devem ser vermifugados a cada 3 meses, enquanto para os cães adultos uma vermifugação a cada 6 meses é suficiente para mantê-lo livre dos vermes. No entanto, é muito importante que você não realize a vermifugação sem a orientação de um veterinário. Isso é importante pois somente o veterinário será capaz determinar se há ou não um quadro mais sério de verminose, e mais importante ainda, somente através de exames laboratoriais será possível identificar qual é o tipo de parasita existente nas fezes do animal. Lembre-se que os vermífugos vendidos em lojas e pet-shops, aqueles conhecidos como "de amplo espectro", não cobrem todos os tipos de infestações parasitárias, por isso é tão importante tomar esses cuidados antes de administrar vermífugo para o seu cachorro.


Como dar vermífugo para cachorros
Como dar vermífugo para cachorros?

De quanto em quanto tempo eu devo vermifugar meu cão / filhote?


A vermifugação preventiva é a melhor indicação para manter o seu cachorro livre de vermes e outros parasitas. Conforme mencionado mais acima, os cães adultos podem ser vermifugados a cada 6 meses para que não ocorra um novo quadro de verminose. Fique sempre atento ao método e a dosagem correta de vermifugação, conforme a orientação veterinária. A sub-dosagem de vermífugos pode ser extremamente perigosa para os animais, portanto se você tem pouca experiência com a administração de medicamentos anti-parasitários para cães, a melhor opção é solicitar a ajuda do veterinário.


Este artigo contém informações genéricas sobre a vermifugação e como administrar vermífugos para cães, e não dispensa a orientação de um veterinário de sua confiança. Nunca administre medicamentos para o seu cachorro por conta própria, e sempre visite um veterinário ao primeiro de sinal de anormalidade com seu animalzinho.


Saiba + sobre como dar vermífugo para cães

Saiba + sobre cães e gatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário