29 junho, 2014

3 maravilhosos cães de companhia

Muita gente se pergunta quais são aos cães mais indicados e mais procurados como cães de companhia. Poderíamos elencar aqui muitas raças de cachorros, de diferentes tipos e tamanhos, mas vamos falar um pouco sobre três delas. Conheça melhor o Maltês, o Yorkshire Terrier e o Pug. Este não é um artigo sobre as 3 raças mais populares como cães de companhia, mas podemos dizer que elas estão entre as preferidas daqueles proprietários que buscam um companheirão de porte pequeno.


3 maravilhosos cães de companhia - Pug
3 maravilhosos cães de companhia - Raça Pug

Raça Pug


Vamos começar falando de uma raça de aparência diferente e pelagem curta, que também apresenta um temperamento bastante peculiar. Estamos falando, é claro, do Pug. Sempre houve muita especulação sobre a origem da raça Pug, que seria de fato asiática. Apesar da patronagem britânica, é uma raça listada como sendo de origem chinesa, onde os cães de nariz arrebitado sempre tiveram enorme apreço. O Pug ganhou popularidade na Europa já no século 19, quando a rainha Victória iniciou a sua própria criação, tornando a raça cada vez mais popular.


3 maravilhosos cães de companhia - Raça Pug
3 maravilhosos cães de companhia - Raça Pug

Entre as características mais interessantes do Pug enquanto cão de companhia, estão o seu fantástico temperamento calmo, aparência diferente e o pequeno porte. A pelagem curta também é um fator que contribui na escolha de um filhote, já que alguns proprietários preferem cães que não tenham uma pelagem tão abundante. Ainda em relação ao temperamento, os pugs são cães incrivelmente afetivos, adoram ficar no colo e praticamente não latem. O peso desses lindos cãezinhos fica, em geral, entre 6 e 8 kg.

3 maravilhosos cães de companhia - Raça Maltês
3 maravilhosos cães de companhia - Raça Maltês

Raça Maltês


O Maltês é uma raça que encanta pela sua exuberante pelagem branca, longa e sedosa. Os malteses chamam a atenção por onde quer que passem. Ao contrário do que muitos podem pensar, o nome da raça não determina que sua origem esteja relacionada especificamente a Malta, ilha localizada ao sul da Sicília, no Mar Mediterrâneo. As raízes da raça Maltês podem ser encontradas em diversos outros lugares marítimos na Europa, a exemplo da ilha adriática de Méleda, localizada ao sul da Croácia, além da cidade siciliana de Melita. A popularidade da raça começou a crescer somente em meados do século 20, quando o standard oficial determinou que apenas os exemplares de cor branca poderiam ser classificados como malteses.

3 maravilhosos cães de companhia - Raça Maltês
3 maravilhosos cães de companhia - Raça Maltês

O Maltês apresenta um temperamento maravilhoso para um cão de companhia. É uma raça considerada extremamente inteligente, de fácil adestramento, muito afetivo e apegado aos donos. O Maltês é classificado como um cão alegre, brincalhão e cheio de vida. É, no entanto, mais indicado como companheiro de pessoas adultas, pois podem se mostrar pouco tolerantes com as brincadeiras das crianças, especialmente das mais novas. De porte pequeno, os cães da raça Maltês pesam entre 3 e 4 kg, e podem chegar a, no máximo, 25 cm de altura.

3 maravilhosos cães de companhia - Yorkshire Terrier
3 maravilhosos cães de companhia - Yorkshire Terrier

Raça Yorkshire Terrier


Uma curiosidade sobre este belíssimo terrier, é a sua origem, pouco relacionada com a sua função de cão de companhia nos dias de hoje. A raça foi originalmente criada por operários do condado de York, situado ao norte da Inglaterra. A finalidade era de se obter um cachorro de pequeno porte para caça subterrânea, qualidade que se perdeu ao longo do tempo. Conhecido inicialmente pelo nome de Terrier Escocês, a raça veio provavelmente de cruzas entre o antigo terrier preto e castanho, o Skye Terrier, o Dandie Dinmont e possivelmente também o Maltês.

3 maravilhosos cães de companhia - Yorkshire Terrier
3 maravilhosos cães de companhia - Yorkshire Terrier

Exibindo uma belíssima pelagem longa e sedosa, este  pequeno cãozinho apresenta o temperamento típico de um terrier de companhia. Muito ativo e alegre, o Yorkshire Terrier é um cão alerta, vivaz, muito inteligente e está sempre bem disposto. Esta é uma raça de cães muito apegados ao dono, e assim como os pugs adoram estar no colo ou no sofá, sempre próximos à família. São considerados excelentes companheiros, em especial para famílias que passam bastante tempo em casa. No entanto, por causa do seu pequeno tamanho e temperamento submisso, a raça Yorkshire Terrier também é menos indicada para famílias que tenham crianças pequenas em casa. De tamanho notavelmente minúsculo, os yorks são cães mais frágeis, pesam entre 1 e 3 kg.

Saiba mais sobre as raças de cachorros

Nenhum comentário:

Postar um comentário