12 novembro, 2012

O filhote de cachorro e a vida em sociedade



As brincadeiras e o comportamento: dicas para o proprietário de primeira viagem.

A aprendizagem de filhotes de cachorro, lucra muito quando colocamos em prática brincadeiras durante o desenvolvimento dos filhotes. Existe uma correlação entre a complexidade dos jogos e o grau de evolução de cada cachorro. Para a maioria dos animais, a brincadeira é sempre espontânea e, geralmente, reproduzem situações reais.

Nas brincadeiras, a agressividade não pode ser aceita, este é um momento muito importante para se observar e inibir a força com que o filhote morde. A repetição das brincadeiras é a diferença entre sucesso e fracasso no adestramento de seu filhote. Podemos dizer que a brincadeira é o elemento mais importante na formação social de nosso amigo de quatro patas.

Cachorro brincando de graveto com a menina

O papel da brincadeira na vida de um cachorro

A brincadeira permite que o cachorro não despenda sua energia caçando e contribui para que seus movimentos possam ser mais controlados por nós (leia também). Através desta atividade, o filhote recebe numerosos estímulos e tem que lidar com situações que devem ser resolvidas. Isso vai ajudar a combater a ansiedade de uma situação inesperada na vida adulta. A brincadeira garante a boa coesão social entre a ninhada, a comunicação em grupo é fundamental para a aprendizagem de um cachorro.

Para eles, brincadeiras são um comportamento voluntário, sem limite, por isso o proprietário deve assumir o controle da situação desde cedo. Brincar é útil, o cachorro precisa brincar muito, mas você, deve sempre estar atento a aprendizagem. Eles tem  maneiras muito próprias de compreender o mundo e de se comunicar. Para brincarmos com eles devemos compreender como eles entendem o mundo. Observe seu cachorro e você poderá reconhecer nas atitudes dele alguns dos comportamentos citados a seguir.

Brincando e educando

Os jogos sociais são responsáveis por designar o líder entre os elementos da matilha e construir relacionamentos entre mãe e filhote e entre diferentes indivíduos da ninhada. O filhote, neste caso, durante a fase de brincadeiras, entre lutas e perseguições, tenta definir seu papel hierárquico na família. Durante a brincadeira de perseguição com o dono, o filhote deve ser sempre o perseguido. Também nas brincadeiras entre 'filhote-proprietário' que envolva posse, em que algo está em disputa, quem deve ganhar é sempre você. O jogo 'social' entre nós e nossos cães deve ser de curta duração, visando sempre estabelecer um relacionamento equilibrado com seu cachorro. Tenha sempre em mente o papel do jogo, não é apenas entretenimento.

Além disso, é necessário ter tempo para conviver com o novo membro da família, você precisa estimular o filhote, brincar com ele. Procure estimular essas sessões de brincadeiras sem intervir. Apenas sua presença e orientação são o suficiente para estabelecer um vínculo sólido entre vocês, o que é muito importante para essa relação que durará por toda uma vida.

Cachorro trazendo a bolinha

A brincadeira e a locomoção

Aos poucos, o filhote descobre os seus movimentos, a sua capacidade de mover os membros. Torna-se consciente do seu corpo e como ele pode usá-lo. Eles pulam, correm, caem e desta forma adquirem mais destreza e experiência. Se o seu filhote cair (e não for nada grave) não vá confortá-lo. Excesso de "mimos" podem ser prejudiciais para a formação de caráter de seu peludo. Cair e levantar faz com ele conheça os limites do próprio corpo.

Estabelecendo limites

Durante as brincadeiras, o cachorro aprende e descobre seus arredores. Procurar objetos, cheirar e empurrar é uma brincadeira que tem como objetivo explorar os meios exteriores. É muito importante familiarizar filhotes com os objetos e elementos do nosso ambiente, como tapetes, vasos e sapatos, por exemplo. Esta é uma boa maneira de ensinar o seu filhote e estabelecer limites.

Outro ponto importante é estabelecer limites durante as brincadeiras de luta. O cachorro sabe que não está lutando, mas brinca e age como se estivesse. Quando os filhotes não percebem a diferença entre luta e brincadeira, podem desenvolver deficiências comportamentais significativas, principalmente relacionados às mordidas. O cachorro nunca deve morder enquanto estiver brincando, portanto o proprietário tem uma grande responsabilidade nesta fase da brincadeira. A atitude correta é empurrar o filhote e até repreendê-lo, se necessário, quando ele começar a morder. Assim o filhote compreenderá que aquele comportamento não é adequado.

O filhote nunca pode se impor ou rosnar enquanto estiver brincando com você. O dono é o responsável pelo cachorro, portanto esta é uma responsabilidade importante. Sempre repreenda o seu filhote caso ele demonstre agressividade excessiva. As brincadeiras mudam de acordo com a idade do filhote, a relação que ele tem com você e o meio ambiente.

Cachorro e o coelhinho

Se você deseja que seu cachorro conviva em harmonia com outros animais de espécies diferentes, é extremamente importante que isso ocorra durante a infância. A maioria dos cachorros acaba sendo de certa forma territorial e as brincadeiras promovidas durante a infância são uma importante ligação para que se possa construir uma relação harmoniosa e duradoura.

Leia também:


Cães e gatos - a importância da brincadeira na vida dos filhotes
Meu filho quer um cachorro, o que fazer?
Nomes de Cachorro
Saiba tudo sobre os cachorros
Adolescência canina filhote ou adulto?
Qual é a melhor ração para o meu cachorro?