10 novembro, 2012

Meu filho quer um cachorro, o que fazer?



Filhotes - Seu filho quer um animal de estimação: o que fazer?

Frequentemente, nossas crianças são incentivadas a querer levar para casa um animal de estimação: como devemos reagir a este pedido?


A maioria das crianças quer um animalzinho para criar.

Ele pode ser um cão, um gato, ou até mesmo um porquinho da índia ou outro animal de estimação de qualquer espécie, o pedido vem de surpresa e as reações dos pais nem sempre são as melhores:
  • Teremos sujeira para limpar! 
  • Quando sairmos de férias quem cuidará dele? 
  • Você é muito jovem para cuidar um filhote de cachorro!
Cachorros da raça Yorkshire com a menina

Como resultado, as crianças são muitas vezes obrigadas a desistir dessa experiência e deve se contentar com animais de pelúcia ou acabam mergulhando de cabeça em seus mundos virtuais.

Definitivamente um filhote de cachorro em casa demanda uma série de sacrifícios adicionais e trabalho árduo, mas não devemos deixar de considerar que são muitos os benefícios que esta experiência pode significar para o nosso filho.

Para muitas crianças cuidar de um filhote significa compreender o quão pequeno e vulnerável é um filhotinho, que para se desenvolver, ele como nós, depende inteiramente de cuidados de um responsável e esta responsabilidade ajuda a desenvolver o caráter das crianças

A convivência  de uma criança com um filhote de cachorro ensina muito aos nossos pequenos.

Os cuidados com um animal de estimação, envolve responsabilidades como levar para passear, dar comida na hora certa, não permitir que ele faça bagunça, enfim, educar. Estas atividades estimulam o desenvolvimento de uma atitude de respeito e consideração para com o ambiente e a natureza e também estimulam a estabelecer relações de cuidado com o próximo, respeito e liderança.
A criança ao cuidar de seu animal de estimação adquire uma maior consciência das necessidades dos outros. Além disso, o potencial terapêutico inerente a uma relação positiva com os animais, melhora consideravelmente a qualidade de vida social da garotada.

Animais de estimação e crianças podem viver juntos?
E a resposta é:
  • Definitivamente sim!
Cachorro da raça Retriever do Labrador brincando com a menina

Talvez todos os pais devessem encorajar as suas crianças a cuidar de um filhote de cachorro, mesmo que isso signifique abrir mão de perfeita ordem e limpeza na casa. Quando a criança passa por um momento crítico, como o tratamento de uma doença, ou separação dos pais, ou nascimento de um irmão, ou uma transferência, ou um momento difícil na escola, um animal pode trazer conforto e proporcionar companhia.

Nós muitas vezes tentamos compensar a falta de um animal em casa com com um animal de brinquedo ou "virtual", mas não é a mesma coisa. Ainda mais hoje em dia em que a Internet e os jogos absorvem tanto do tempo das crianças, ter  um animal dentro de casa, pode até aumentar o trabalho, mas o contato entre crianças e animais, promove o crescimento equilibrado e a saúde física e mental, não só para os nossos filhos, mas também para nós adultos.


Leia também:

Meu filho quer um cachorro, o que fazer?
Nomes de Cachorro
Saiba tudo sobre os cachorros
O filhote de cachorro e a vida em sociedade
Adolescência canina filhote ou adulto?
A importância da brincadeira na vida dos filhotes
Qual é a melhor ração para o meu cachorro?