05 novembro, 2012

A primeira viagem de carro com seu gato



Vai viajar com o seu gato? Veja abaixo as dicas que separamos para você acertar desde o início e evitar problemas durante a viagem com o seu gato.

Os gatos não são grandes viajantes, preferem ficar tranquilamente em casa curtindo a rotina. Mas muitos dos proprietários de gato não gostam de deixá-los sozinhos em casa e optam em levá-los junto nas viagens de férias. A idéia pode ser boa, afinal o seu pet faz parte da família e merece estar junto das pessoas em quem ele confia. As viagens de carro podem ser muito desgastantes para alguns gatos, mesmo que seja apenas um percurso curto. Para evitar problemas durante a viagem para você e para ele, é indicado passar por uma consulta veterinária previamente.



Caixa de Transporte
O mais importante, é não deixá-lo solto no carro, a distração pode causar um acidente. A melhor opção é colocá-lo em uma caixa de transporte, que é bastante confortável para o gato e também para que você se sinta seguro para dirigir. Forre a caixinha com um paninho, ou uma camiseta velha, que tenha seu cheiro e acostume o gato a passar algum tempo nela. Primeiro mantenha a caixa aberta, sem a parte de cima, (estas caixas normalmente possuem uma divisão e são desmontáveis). Coloque dentro da caixa alguns petiscos, para ele sentir o cheiro de algo conhecido e se interessar em ficar dentro dela. Isso facilita muito para que ele se sinta mais seguro e confiante. Um segundo passo para acostumar seu gato a viajar de carro, é dar pequenas voltas de carro com ele na caixinha antes da viagem, isso vai ajudar como um "treinamento" para que ele se acostume com o carro (é muito importante que seja uma "caixa" firme e esteja confortavelmente acomodada, para ficar estável) e seu gato reconheça o ambiente. Então, já vimos aqui que para acostumar o seu gato à viajar de carro é fundamental ter paciência, acostumá-lo com o ambiente novo e providenciar uma caixa de transporte confortável.

Viagem Tranquila
Obviamente, o seu gato vai se sentir melhor se a viagem for tranquila. Procure dirigir devagar e evitar freagens bruscas, se você puder, tente também evitar as estradas com muitos obstáculos. É muito importante estar sempre atento a temperatura dentro do carro e não deixar a caixa de transporte no Sol. Nunca cubra a caixa de transporte para não obstruir os pequenos furos que ajudam na ventilação interna. Uma coisa importante a ser evitada é a música alta. O gato terá muitos ruídos novos na estrada e a música alta poderá torná-lo ainda mais ansioso.

Paradas
Algumas paradas são essenciais, especialmente se a viagem for longa. Para tirá-lo da caixa, somente de coleira, mas caso você não esteja absolutamente convencido de que seu gato esteja acostumado, não saia com ele do carro, pois ele poderá refugar ao voltar.


Se ele estiver muito agitado, deixar a caixa de transporte perto da janela (a gaiola deve estar firme, bem presa e estável) pode ajudar a relaxar. Ele pode permanecer assim por algum tempo e o vento pode ajudá-lo a acalmar.

Chegada
Quando você chegar ao seu destino, deixe o gato em um quarto fresco e arejado, verifique se ele está confortável e que o quarto é seguro. O novo ambiente poderá intimidá-lo e ele pode tentar sair. Tente oferecer água e um pouco de comida. Ele certamente vai querer explorar a nova casa e provavelmente não vai estar interessado em comer. Tente não se ausentar nos primeiros dias depois da chegada e de estar certo de que ele se sente seguro no novo ambiente. Certifique-se de que todas as portas e janelas estejam fechadas quando você se ausentar. Em pouco tempo ele vai se acostumar e depois de tudo o que passaram juntos seu gato certamente vai saber que estar com você é sempre uma coisa boa e segura.

Boa viagem!