02 novembro, 2012

Qual a melhor raça de cachorro?



Escolher um novo pet pode parecer uma tarefa simples, mas será que você sabe como escolher a raça de cachorro mais indicada para ser o seu novo companheiro?

Chega uma hora que muita gente fica com vontade de adquirir um amigo de quatro patas. Entretanto, esta não é uma decisão para ser tomada impulsivamente. Escolher a raça de cachorro mais indicada para você e sua família pode representar a diferença entre a felicidade completa e terror absoluto. Confira abaixo algumas dicas que podem ajudar na escolha do seu novo pet.

Cachorro com sua família

Pelagem
Em primeiro lugar, um bom tema para discutir é a pelagem do cachorro. Quanto mais peludo, maior deverá ser o tempo dedicado aos cuidados da pelagem. Este cuidado, tanto pode ser feito em um pet shop como em casa, é uma questão de tempo versus dinheiro. Tenha sempre em mente, que cães trocam de pelo uma ou duas vezes ao ano. Os cães adultos não costumam sujar tanto quanto os filhotes mas, de maneira geral, os cães de pelagem mais baixa dão menos trabalho.

Atividade Física
Outro item importante é que seu novo pet vai precisar passear, brincar e se exercitar, mesmo depois de adulto. Considere quanto tempo você tem para se dedicar aos passeios e brincadeiras. Algumas raças requerem uma grande quantidade de exercício diário e sem isso, eles podem apresentar problemas de saúde, ou se tornarem agitados demais. Escolhendo uma raça com um nível de energia que se adapte ao seu tempo ou ao tempo da sua família, pode evitar uma série de problemas de comportamento.

Temperamento
Considere sempre qual é o tipo de temperamento e quais são as qualidades que você gostaria de ver em seu cachorro. Se você tem filhos, você deve escolher uma raça que tem uma reputação de ser bom com as crianças. Se você procura por um bom cão de guarda, provavelmente desejará escolher uma raça que tem um instinto natural para esta função. Se você tem filhos e ainda está em dúvida se esta é a hora certa para levar um filhote para casa, responda este questionário junto com os seus filhos e descubra se eles estão prontos para assumir esta responsabilidade.

Cachorros com sua família

Tamanho
Você procura um cão pequeno ou grande? Quando você considerar o tamanho do cão deve realmente pensar sobre o custo de manutenção. Custa muito mais para manter um cachorro de grande porte do que um pequeno. Despesas com profissionais de saúde, banho e tosa, alimentação e petiscos variam muito em relação ao peso do cão. Em geral, quanto maior o cão, mais caro será para cuidar dele.

Depois de refletir sobre estas questões você pode pesquisar no Guia de Raças e começar a comparar as qualidades que você está procurando dentre as raças de cães. Experimente separar pelo menos cinco raças que se adaptam às suas necessidades e procure criadores responsáveis, se possível faça contato com mais de um. Sim, isso vai levar tempo. Mas vale a pena procurar um bom cachorro, nunca esqueça que ele será uma responsabilidade para toda vida, é um pacto de amor que envolve todos os membros da família.

Converse com os criadores atenciosamente e compartilhe com eles seus desejos e curiosidades. Será uma grande oportunidade para aprender mais sobre o comportamento das raças que você está conhecendo e para estabelecer as diferenças entre cada uma delas. Pergunte-lhes se eles recomendariam aquela raça a você e em caso afirmativo, por quê? Se negativo, por que não? O criador é o especialista na criação daquela raça e pode ser uma valiosa fonte de informação.

Cachorro com a menina

Quando a pesquisa estiver concluída para todas as raças, você terá uma imagem muito mais clara de que tipo de cachorro será o companheiro ideal para você e sua família. Você também estará muito mais apto para receber em casa o seu novo mascote e para cuidar dele da maneira adequada.



Leia Também:
Meu filho quer um cachorro, o que fazer?
Nomes de Cachorro
Saiba tudo sobre os cachorros
O filhote de cachorro e a vida em sociedade
Adolescência canina filhote ou adulto?
A importância da brincadeira na vida dos filhotes
Qual é a melhor ração para o meu cachorro?
10 raças de cachorros boas para apartamento