30 março, 2010

Bichon Frisé: gentil companheiro.


Alegre, educado, e frequentemente comparado a uma “bolinha de algodão”, o Bichon Frisé pode ser uma boa opção para quem mora em apartamento.


Bichon Frisé - De origem franco-belga, o Bichon Frisé é uma raça antiga, descendente do Barbet. A raça foi reconhecida oficialmente na França em 1933. Na época, como a raça era conhecida por dois nomes diferentes, “bichon” e “teneriffe”, foi proposta uma unificação. Foi então criado o nome “Bichon Frisé”, em referência ao tipo de pelagem cacheada, que o difere dos outros bichons.
Sua pelagem é branca, longa, macia e cacheada. Pode atingir o comprimento de até 10 cm em algumas partes do corpo. Os olhos são escuros, mais arredondados do que amendoados. As orelhas são caídas e bem revestidas de pêlos finos e frisados. O tamanho do Bichon Frisé não deve ultrapassar os 30 cm., medidos na altura da cernelha.

A raça possui todas as qualidades de um bom cão de apartamento. Não solta pêlos, adora a companhia da família, tem porte pequeno, e não necessita de grandes espaços. Porém, é uma raça que tem muita disposição e precisa exercitar-se regularmente. Segundo Leandro Levendosk, de São Paulo, SP, criador da raça há 4 anos, o bichon adapta-se com facilidade à espaços menores, mas “é importante observar que dispõe de muita energia e precisam de uma dose razoável de exercício diário”, explica. 

Temperamento

É uma raça considerada sociável, inteligente e de boa adestrabilidade. Muito ativo, o bichon está sempre disposto, é alegre e brincalhão. Em casa, sempre busca por companhia. “Eles adoram carinho, e preferem permanecer ao lado dos donos”, diz Leandro.
É uma raça tranquila também em relação às crianças. Aceita bem outros animais, mas precisa manter contato com eles desde cedo.  “É uma raça para conviver em família”, conclui.

A raça no Brasil

Apesar da excelente qualidade dos exemplares brasileiros, a criação da raça no Brasil não é grande nos dias de hoje. “A criação do Bichon Frisé já esteve mais forte no Brasil há 10 anos”, reconhece Leandro.
De acordo com a CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia) foram registrados somente 398 exemplares no ano passado, contra mais de 1.100 registros no ano de 2000.
Ficha da raça:
Nome: Bichon Frisé.
País de Origem: Bélgica / França.
Classificação CBKC/FCI: grupo 9 – Cães de Companhia.
Porte: pequeno.
Temperamento:
alegre, brincalhão e afetuoso.
Ambiente:
preferencialmente interno.
Utilização:
companhia.
Principais qualidades: (notas de 5 a 10)
Inteligência 9,5 
Adestrabilidade 9,0 
Necessidade de exercício diário 8,0 
Bom com crianças 8,0 
Bom em apartamento 10,0 
Convívio com outros animais 8,0 


Leia Também:

Meu filho quer um cachorro, o que fazer?
Teste: Seu filho está preparado para ter um cachorro?
Nomes de Cachorro
Saiba tudo sobre os cachorros
O filhote de cachorro e a vida em sociedade
Adolescência canina filhote ou adulto?
A importância da brincadeira na vida dos filhotes