02 abril, 2010

Australian Shepherd


Diferentemente do que o nome da raça sugere, o mais provável é que o Australian Shepherd seja uma raça originária da região dos pirineus, localizada entre a França e a Espanha.
 

Australian Shepherd - O nome Australian Shepherd, vem da sua relação com os antigos pastores bascos, levados para a América do Norte ao longo do século XIX. No início da sua criação nos EUA, a raça já foi conhecida como Pastor Californiano, Novo Pastor Mexicano, Pastor Espanhol, entre outros.

De tamanho médio, o Australian Shepherd é uma raça inteligente, ágil, veloz e musculosa. É bastante ativo, alegre e dócil. Seu focinho, de tamanho ligeiramente menor que o do crânio, apresenta um stop moderado, porém bem definido.


Os olhos tem formato amendoado, e as bordas são bem pigmentadas, em tonalidade preta ou fígado. A cor dos olhos pode variar em qualquer combinação de azul, marrom ou âmbar.

A pelagem do Australian Shepherd é curta, macia, lisa ou ondulada, e resistente às interpéries. Os machos apresentam juba moderada e franjas mais pronunciadas.

As cores aceitas são o preto, o azul-merle, o vermelho-merle, ou o vermelho, podendo ou não apresentar manchas brancas e/ou em tonalidade cobre.

O tamanho ideal para os exemplares da raça Australian Shepherd fica entre 51cm. e 54cm. para os machos, e entre 46cm. e 53cm. para as fêmeas.


Ficha da raça: 
Nome: Australian Shepherd.
País de Origem: Estados Unidos da América.
Classificação CBKC/FCI: grupo 1 - seção 1 (cães pastores).
Porte: médio.
Temperamento:
equilibrado, leal, protetor.
Ambiente:
preferencialmente externo.
Utilização:
pastoreio.
Principais qualidades: (notas de 5 a 10)
Inteligência 9,5 
Adestrabilidade 9,5 
Necessidade de exercício diário 8,0 
Bom com crianças 9,0 
Bom em apartamento 6,0 
Convívio com outros animais 9,0 

Leia Também:

Meu filho quer um cachorro, o que fazer?
Teste: Seu filho está preparado para ter um cachorro?
Nomes de Cachorro
Saiba tudo sobre os cachorros
O filhote de cachorro e a vida em sociedade
Adolescência canina filhote ou adulto?
A importância da brincadeira na vida dos filhotes