16 novembro, 2012

Labrador Retriever


Esta é uma raça muito popular nos Estados Unidos, na Europa e também no Brasil. Saiba tudo sobre o Labrador, este cachorro simpático que ama nadar e enterrar coisas no jardim.

Um esportista nato e um cachorro considerado "de família", o Labrador Retriever precisa ser parte integrante e ativa de seu grupo. O Labrador é uma raça que apresenta pelagem dupla, é resistente a água mas necessita de cuidado regular. Conhecido por seu temperamento tranquilo e delicado, o Labrador é um maravilhoso animal de estimação para famílias que tenham crianças pequenas ou pessoas idosas.
Labrador Retriever
Cachorro Labrador

A Raça Retriever do Labrador

O Retriever do Labrador, ou simplesmente, Labrador é um cachorro de porte médio para grande, com corpo musculoso, forte e compacto. Gentil e inteligente, o Labrador é uma raça britânica, extremamente popular no Reino Unido, nos Estados Unidos e em outros países como o Brasil. Há três variedades em relação a coloração da pelagem: amarelo, preto e chocolate, todas de comprimento curto. Por sua notável inteligência, adestrabilidade e aptidão para agradar seu dono, o Labrador é capaz de desempenhar funções como a de cão-guia, cão de busca e salvamento, e também como a de cão farejador.

História da Raça

A origem do Labrador não é muito bem definida, a maioria dos historiadores acreditam que a raça seja oriunda da região costeira de Newfoundland e Labrador, no Canadá.

Apesar do nome da raça fazer alusão à província canadense, a Federação Cinológica Internacional (FCI), reconheceu o Labrador como uma raça de origem britânica. No entanto, a história mais distante desta raça tão popular parece estar ligada à Ilha de Newfoundland, e mais precisamente com a cidade canadense de St John (São João). É provável assim, que este cachorro de St John  seria o ancestral direto do hoje famoso  Retriever do Labrador. Estes cães d'água teriam sido levados para a ilha de Newfoundland por pescadores ingleses. Estes cães teriam então se desenvolvido em St John e foram utilizados por pescadores para ajudar com as atividades de pesca. Estes cães, portanto, precisavam ser resistentes, trabalhadores e bons nadadores. Também precisavam ter uma pelagem densa que iria protegê-los das águas geladas do norte e as suas caudas de grossas serviam como um leme. Uma pequena variedade de cães de St John teria dado origem a diferentes raças de retrievers, entre os quais está a raça Labrador.

Labrador Retriever
Labrador Retriever

Em meados do século XIX, alguns cães de St John foram levados para a Inglaterra, onde pessoas dispostas, a dedicaram-se a seleção e aprimoramento da raça. É por isso que o Labrador, apesar de suas origens fora da Europa, é considerada uma raça da Grã-Bretanha. Assim, depois de várias gerações e seleção cuidadosa nasceu na Inglaterra o Labrador.

História recente

Os Labradores foram levados aos Estados Unidos durante a Primeira Guerra Mundial, mas começaram a ganhar popularidade na América somente após a Segunda Guerra Mundial.  Aos poucos, a raça demonstrou suas qualidades como cão de caça, mas o que lhe rendeu mais popularidade foi o bom caráter, inteligência, adestrabilidade e beleza.

Hoje o Labrador é utilizado para diversas atividades além de caça. É um dos cães preferidos para missões de resgate, como guia de cegos e em terapias com idosos e deficientes. O Labrador tornou-se um dos animais de estimação mais populares de todo o mundo.

Labrador
Cachorros da raça Retriever do Labrador


Temperamento

Uma das características mais notáveis ​​do Labrador Retriever é seu caráter. Trata-se de uma raça de cachorro extremamente afetuosa e amigável. O Labrador é um cachorro muito dócil e companheiro, gosta da presença dos donos, é calmo e bastante carinhoso. É uma raça incrívelmnte sociável, amigável, leal, inteligente e divertido. Muito inteligente e de fácil adestramento, o Labrador é uma raça perfeita para companhia. Esta é uma raça que não tolera o treinamento com brutalidade ou agressividade. O Labrador sempre vai responder melhor ao adestramento por recompensa. A socialização desde filhote é outro fator importante que garante o bom temperamento do animal depois de adulto.

Apesar de suas grandes qualidades, o Retriever do Labrador muitas vezes tende a ser bastante exigente. É importante educá-los desde filhote, mimando o mínimo possível para evitar a excessiva busca por atenção.

Os cães Labradores também  têm uma adolescência prolongada, portanto, não são os melhores animais de estimação para pessoas sedentárias. É bom ter em mente que o Retriever do Labrador é a raça perfeita para quem busca companhia para atividades físicas ao ar livre. Como os Labradores adultos podem ser um pouco brutos nas brincadeiras com animais menores, procure ter alguma cautela durante os primeiros passeios para evitar problemas. Labradores são cães essencialmente dóceis e, desde que devidamente socializados, serão sempre grandes companheiros durantes os passeios.

Labrador
Cachorros da raça Retriever do Labrador

Saúde e cuidados

Os  Labradores até podem se acostumar a viver em apartamento caso você possa oferecer a ele longos passeios diários. Entretanto esta é uma raça muito ativa, que precisa se exercitar diariamente, portanto mais indicada para casa com quintal ou chácaras. Cães da raça Labrador não toleram solidão, gostam e precisam da companhia dos donos e da família.

O cachorro da raça Labrador deverá caminhar ao menos três vezes ao dia para se exercitar, a menos que tenha um bom quintal em casa com espaço suficiente para brincar e correr. A brincadeira, seja com os donos ou com outros animais, é muito importante para os cães da raça Labrador. A natação é uma atividade inerente aos instintos do labrador, um apaixonado por água, portanto esta será sempre uma excelente opção de exercício. Tenha sempre em mente que cães Labradores que exercem pouca atividade física tendem a gastar a energia acumulada  de outras formas, como cavando o jardim, destruindo plantas e móveis.

Como a raça tem tendências a obesidade após uma determinada idade, é recomendado alimentá-lo com ração 'super premium', dosando cada refeição conforme a orientação da embalagem. É muito importante para esta raça  nunca deixar a panela de comida à vontade.

O Retriever do Labrador é um cachorro que requer poucos cuidados com relação à pelagem. Entretanto, como o Labrador solta muito pelo, é recomendada escovação regular para tirar os pelos mortos. Procure escová-lo toda semana, ou sempre que necessário. Também é importante fazer a limpeza da orelhas a cada 15 dias e sempre secá-las quando ele se molhar para evitar dores de ouvido.

Labrador Retriever
Filhote de cachorro da raça Retriever do Labrador

Leia Também: