19 novembro, 2012

Pastor Alemão


O Pastor Alemão é provavelmente o cachorro mais popular do mundo e certamente é a mais versátil das raças caninas.

Quando pensamos nos cachorros da raça Pastor Alemão, imediatamente lembramos da imagem de um cão de guarda, muitas vezes ao lado de um militar, ou policial. A raça foi desenvolvida inicialmente para conduzir e proteger os rebanhos, mas devido à sua notável inteligência, vigor físico e agilidade, o Pastor Alemão é considerado o mais versátil dos cães e está apto a desempenhar inúmeras funções.

Cachorro da raça Pastor Alemão

A Raça Pastor Alemão

Devido à bela aparência e caráter único, o Pastor Alemão é uma das raças mais populares em todo o mundo e não é diferente aqui no Brasil ou na Europa. O Pastor Alemão é um animal de estimação perfeito para a família, leal e excelente cão de guarda. É um cachorro carinhoso, alegre, atento e dedicado aos seus donos. O Pastor Alemão é capaz de desempenhar diferentes funções, demonstrando incrível aptidão em todas elas. Sempre disposto e brincalhão, o Pastor Alemão é uma raça que adora crianças. Uma vez que um relacionamento é estabelecido, o Pastor Alemão se tornará um grande amigo e protetor, totalmente devotado ao seu pequeno 'dono'.


Filhote de cachorro da raça Pastor Alemão

História da Raça

Selecionado a partir das variedades de cães de pastoreio do centro e do sul da Alemanha, a criação metódica da raça Pastor Alemão teve início oficialmente em 1899, com o objetivo de criar um cão de utilidade, de grande porte e altamente qualificado. Mais tarde, o Pastor Alemão ganhou notoriedade por seu papel nas duas guerras mundiais. Tão grande foi a boa  impressão causada, que a raça obteve um verdadeiro exército de admiradores. O primeiro exemplar da raça Pastor Alemão foi exibido na América em 1907.

No século XX, a popularização do Pastor Alemão  esteve diretamente associada com os personagens de TV 'Strongheart' e 'Rin-Tin-Tin', representados por cães da raça. Atualmente, o Pastor Alemão é usado em diferentes atividades, como cão de busca e salvamento, cão de guarda, cão farejador, cão guia, entre tantas outras. Com tanta qualidade, a raça tornou-se ao longo do tempo, uma das mais adoradas de todo mundo.

Cachorro da raça Pastor Alemão

Aparência Geral

A primeira impressão ao ver um exemplar de Pastor Alemão é de um cachorro forte, bem musculoso, alerta e cheio de vida. É um cão bem equilibrado, com desenvolvimento físico bastante harmonioso. O Pastor Alemão é um cachorro encorpado, mais comprido do que alto e apresenta uma silhueta formada por curvas suaves. A raça possui um olhar nobre, que expressa confiança, penetrante e inconfundível. As orelhas de tamanho médio, naturalmente eretas e pontiagudas, dão ao Pastor Alemão uma aparência de lobo.

O Pastor Alemão apresenta pelagem dupla, de comprimento médio. A pelagem externa deve ser o mais densa possível, lisa, dura e rente ao corpo. O  Pastor Alemão apresenta algumas variações de cor, mas a maioria das cores são aceitas - as preferidas são as cores fortes.


Cachorros da raça Pastor Alemão

Temperamento

O temperamento da raça Pastor Alemão é equilibrado, seguro e confiável. O Pastor Alemão é um cachorro seguro de si, apto a reagir prontamente a qualquer tipo de acontecimento inesperado. Os cães da raça Pastor Alemão demonstram uma incrível auto-confiança e também uma certa indiferença em relação à estranhos.

A coragem desses cães é lendária, assim como seu instinto de defesa. Por isso, o Pastor Alemão é um dos cachorros mais procurados para guarda e proteção, já que apresenta uma predisposição natural para desempenhar essas tarefas.

O Pastor Alemão é um atleta versátil que adapta-se a diversas funções, aprendendo exercê-las facilmente.
A coragem e defesa, entretanto, não devem ser confundidas com agressividade e perigo. Apesar do Pastor Alemão ser, em geral, desconfiado com estranhos, os exemplares desta raça não são agressivos por natureza. Ao contrário, tendem a estar sempre atentos, mas jamais atacam sem motivo. Tenha sempre em mente que a socialização do cachorro desde pequeno é condição imperativa para o desenvolvimento adequad - isso vale para qualquer raça. A socialização torna-se ainda mais importante no caso das raças de maior porte e grande capacidade física, como o Pastor Alemão.

O Pastor Alemão é uma raça fácil de treinar e é muito adaptável a qualquer técnica de treinamento. No entanto, alcançar o seu pleno potencial de treinamento é sempre mais fácil priorizando o adestramento através de reforço positivo.

Filhote de cachorro da raça Pastor Alemão

Saúde e cuidados

Apesar de ser uma raça que se adapta com facilidade, o Pastor Alemão é um cão ativo, mais indicado, portanto para casas com quintal, chácaras e sítios do que para apartamentos ou casas com pouco espaço. Este é um cachorro trotador e necessita desenvolver sua musculatura adequadamente. Um pequeno jardim pode ajudar, mas nunca substitui os passeios e brincadeiras. A prática de esportes caninos como agility ou schutzhund, pode ajudar a manter a saúde de um Pastor Alemão criado em ambientes menores.

Apesar de grande, o Pastor Alemão adora viajar com sua família. Trata-se de uma raça que adora a vida ao ar livre, com muita brincadeira e principalmente atividades físicas. Lembre-se que o treinamento do filhote de Pastor Alemão também é muito importante para ajudar a desenvolver ao máximo a capacidade intelectual do cachorro adulto.

Importante: tenha cuidado com a super alimentação! Pastores Alemães têm um apetite voraz e é importante oferecer a dose diária adequada de ração, preferencialmente de linha super-premium, seguindo corretamente as instruções da embalagem. Isso pode evitar que o cachorro desenvolva futuramente problemas gástricos e obesidade.

Pelo e pelagem

Manter saudável a pelagem do Pastor Alemão não é um trabalho difícil . Não requer tosa, nem cortes especiais, mas costuma soltar pelos, por isso a escovação regular é recomendada. Se possível, procure evitar dar banhos com muita frequência pois pode danificar a proteção natural do pelo, deixando o cachorro mais suscetível a apresentar problemas de pele. Quando der banho, procure usar somente produtos neutros e nunca utilize aqueles que contém veneno, como por exemplo, sabonetes e shampoos anti-pulga.

Leia Também:

Pastor Alemão - Guia de Raças
Meu filho quer um cachorro, o que fazer?
Teste: Seu filho está preparado para ter um cachorro?
Nomes de Cachorro
Saiba tudo sobre os cachorros
O filhote de cachorro e a vida em sociedade
Adolescência canina filhote ou adulto?
A importância da brincadeira na vida dos filhotes