30 novembro, 2012

Golden Retriver


A versatilidade, inteligência, beleza e elegância fizeram do Golden Retriever uma raça popular em todo o mundo e adorada por de milhões de pessoas.

O cachorro da raça Golden Retriever tem um olhar meigo e uma personalidade afetuosa. Ao longo dos anos ocorreram grandes mudanças na criação, que dividiram a raça em dois grupos de cachorros com aparências físicas distintas. O primeiro de origem inglesa, formado por cachorros de menor porte, com ossos mais largos, um tom mais claro na pelagem e pelos mais longos. O outro grupo é o formado por cachorros do tipo americano, que é normalmente mais magro e alto do que o tipo europeu.
Cachorros da raça Golden Retriever

A Raça Golden Retriver 

O Golden Retriever é um cachorro de aparência forte e atlética, que se movimenta com confiança, o que é visível  pelo seu caminhar. É uma raça muito exuberante devido a sua estrutura física, porte e pelagem. O Golden Retriever é uma raça de cachorro que possui uma atitude pacífica e personalidade extremamente dócil e afetuosa. Embora tenha sido desenvolvido para ser um cachorro de caça, o Golden Retriever é usado hoje em várias outras atividades além de ser considerado um animal de estimação perfeito para qualquer família.

Cachorro da raça Golden Retriever

História da Raça

A raça Golden Retriever foi desenvolvida na Escócia, no século 19, época em que a caça era uma esporte muito popular entre os aristocratas da época. Os retrievers são cachorros responsáveis por procurar e trazer a caça abatida, entregando-a nas mãos do caçador. Devido ao grande número de lagos e rios daquela região, o objetivo da criação desta raça era o de se obter um cachorro companheiro, que tivesse uma bela aparência e, sobretudo que fosse capaz de recuperar a caça, tanto na terra quanto na água.

Indícios históricos levam a crer que os Golden Retrievers foram criados a partir de uma mistura de retrievers, setters, spaniels e cães de caça. Entre as raças que deram origem ao Golden Retriever está o já extinto Tweed Water Spaniel e, possivelmente outras raças como o Setter Irlandês e St. John's Newfoundlands (parecido com o Terranova, porém menor).

Cachorro da raça Golden Retriever

Em 1903 o Golden Retriever foi reconhecido pelo The Kennel Club of England com o nome de Flat Coats – Golden. Em 1908 o Golden Retriever foi apresentado pela primeira vez numa exposição canina na Inglaterra e em 1911 a raça foi reconhecida com o nome de Retriever (Golden and Yellow). Apenas em 1913 é fundado o Golden Retriever Club of England, quando é atribuído a raça o nome pelo qual a conhecemos hoje. A raça foi reconhecida pelo American Kennel Club em 1925. Em Portugal, o cachorro da raça Golden Retriever tornou-se popular por volta dos anos 50, como cachorro de caça e de companhia.

Hoje em dia, além de ser um renomado cão de companhia, o Golden Retriever desempenha uma enorme variedade de trabalhos. Devido à sua inteligência, adestrabilidade e raciocínio rápido, o Golden Retriever é utilizado em importantes funções, desde guia de cegos, farejadores de drogas ou de bombas em aeroportos e fronteiras, até salva vidas em missões de salvamento durante guerras ou desastres naturais. O Golden Retriever é ainda um exímio cão farejador e está apto até mesmo para participar de operações de resgate em água.

Cachorros da raça Golden Retriever

Aparência Geral

Com esta cara simpática, que parece estar sempre sorrindo, o Golden Retriever é muito fácil de se reconhecer. É um cachorro de pelagem longa e brilhante, com a tonalidade de cor variando entre o creme e o ouro. O Golden Retriever é um carinha cabeçudinho, com focinho bem "de cachorro", olhos castanhos e orelhas caídas. De porte médio, o Golden Retriever tem um corpo forte, mas proporcional para seu tamanho. A pelagem é dupla e macia ao toque, resistente a água. O sub-pelo permite que o Golden Retriever consiga repelir a água e consiga se manter aquecido até em temperaturas muito baixas. Esta característica da pelagem faz com ele não precise de tosa. O Golden pode se refrescar na água durante o verão e não precisa usar roupas de inverno.

Cachorros da raça Golden Retriever

Temperamento

Simpatia é a palavra que melhor define um cachorro da raça Golden Retriver. É um cachorro equilibrado e bem comportado, muito extrovertido e sociável. O Golden  Rertiever é um cachorro inteligentíssimo, aprende com facilidade e adora agradar ao dono. Estas características fazem do Golden Retriever um cachorro perfeito para todo tipo de família.

O Golden Retriever é um cachorro dócil, meigo, paciente e gentil com as crianças. Em geral, é muito tolerante com outros cachorros e animais de estimação. É importante lembrar que, o cachorro da raça Golden Retriever se agita  facilmente, portanto é sempre bom supervisionar as brincadeiras com as crianças pequenas.

O Golden Retriever é uma raça tão apaixonada pelos seus donos que sofre se ficar muito tempo sozinho. Esta é uma raça que não aceita passar por longos períodos sem a presença dos donos e não suporta o abandono. Apesar do tamanho, o Golden Retriever  não serve como cachorro de guarda. Ele não late para estranhos e está sempre disposto a fazer novas amizades. Esta é uma raça de cachorro afetuosa, amorosa e fiel. Muito esforçado, o Golden faz de tudo para agradar às pessoas. É ativo, tem um alto nível de energia e adora água. Estes divertidos cachorros amam brincar com a sua família e ficarão ainda mais felizes se a brincadeira estiver em meio a uma piscina, uma praia, um lago, ou até uma poça d'água.


Cachorro da raça Golden Retriever na água

Saúde e Cuidados 

O Golden Retriever  precisa de muito exercício, mas não tanto quanto outros retrievers. Seus requisitos de atividade podem ser atingidos com duas caminhadas diárias mais as brincadeiras em casa. Praticamente qualquer atividade ao ar livre pode ser feita com o Golden adulto. Caminhadas, corridas, natação ou pega-pega com as crianças são atividades boas para praticar junto com o Golden. Apesar de não necessitar de exercícios tão específicos, a raça Golden Retriever é indequada para apartamentos. O Golden Retriever precisa de muito espaço para se movimentar, devido a sua hiperatividade. O confinamento em ambientes menores pode até mesmo prejudicar a saúde de um cachorro da raça Golden Retriever. Mesmo precisando de espaço e de exercícios diariamente, tenha em mente que o Golden Retriever não gosta de ficar distante da família, e prefere viver dentro de casa.

Cachorro da raça Golden Retriever preparando-se para entrar na água


Para manter a pelagem do Golden retriever sempre bonita, é importante escová-lo pelo menos duas vezes por semana. É importante escovar os dentes, cortar as unhas e limpar os ouvidos regularmente. Procure alimentar seu Golden com uma ração de boa qualidade desde filhote. Como o Golden pode se tornar um comilão e acabar engordando depois de adulto, é bom controlar a quantidade de ração de acordo com a orientação impressa na embalagem da ração. As rações recomendadas para a raça Golden Retriever são as de linha super-premium, o que é muito importante para mantê-lo saudável e bem nutrido.

Cachorro da raça Golden Retriever  nadando

Leia Também:

Golden Retriever - Saiba tudo sobre a raça
Meu filho quer um cachorro, o que fazer?
Teste: Seu filho está preparado para ter um cachorro?
Nomes de Cachorro
Saiba tudo sobre os cachorros
O filhote de cachorro e a vida em sociedade
Adolescência canina filhote ou adulto?
A importância da brincadeira na vida dos filhotes
Melhores raças de cachorro para crianças - Parte I