24 novembro, 2012

Shar Pei


Não apenas por ser uma raça incomum mas também por ter personalidade peculiar, o Shar Pei é uma raça de cachorro que tem milhões de fans em todo o mundo.

Muito antiga, a raça Shar Pei é originária da China. O Shar Pei evoluiu de forma lenta até chegar na aparência da raça que conhecemos atualmente. O nome Shar Pei significa "cobertura de areia", pela textura singular de sua pelagem que serve como um tipo de proteção contra ataques de outros animais.


Menina e Cachorro - raça Shar Pei

A Raça Shar Pei 

Considerado uma excelente companhia para as crianças, o Shar Pei é um cachorro muito devotado a sua família. A socialização precoce é muito importante para garantir que o jeito reservado do Shar pei em relação a estranhos não se torne um problema no futuro.

O Shar Pei é um ótimo cachorro para o campo ou para a cidade, desde que ele possa se sentir amado por sua família. Poderá até adaptar-se à vida em apartamento, desde que tenha a possibilidade de exercitar-se adequadamente todos os dias. O Shar Pei  adora correr na grama e brincar ao ar livre, e em caso de não ter espaço em casa, precisa passear todos os dias.

Cachorros da raça Shar-Pei

História da Raça

Há poucas evidências sobre o surgimento da raça Shar Pei. Uma das versões da história é que o Shar Pei vive na China desde a época da Dinastia Han, entre 206 A.C. e 200 D.C. Apesar de ser praticamente nulo o material escrito sobre a raça Shar Pei, cerâmicas e estátuas encontradas nos levam a crer que o Shar Pei possa ter pertencido aquela época. O que temos de conclusivo a respeito da origem dos cachorros da raça Shar Pei são documentos do século XIII.

Para os camponeses chineses, o Shar Pei era um cachorro de trabalho. O Shar Pei era utilizado para a caça, para guarda, para reunir outros animais e também em lutas. A raça Shar Pei quase foi extinta no período do governo comunista na China, mas foi recuperada por criadores em Hong Kong e chegou ao Ocidente nos anos 70.

Uma das hipóteses é que o Shar Pei seja descendente do Chow-Chow, mesmo que a única coisa em comum entre as duas raças seja a língua de cor azulada. Outra teoria é que ele tenha descendido do Mastiff Tibetano pela semelhança das cores e textura da pelagem. Um dado interessante é que, apesar do porte médio, a O.F.A. considera a raça Shar Pei como uma raça de cachorro gigante, devido ao seu crescimento muito acelerado. É possível então que o Shar Pei tenha sido um cão de maior porte no passado? O que sabemos é que hoje em dia o Shar Pei está presente em boa parte do mundo, arrebanhando admiradores por onde passa, devido a sua aparência única, personalidade dedicada e atitude carinhosa.

Filhotes de cachorro da raça Shar Pei

Aparência Geral

O Shar Pei é um cachorro fofo, meio cabeçudinho, tem um pelinho curto, arrepiado e com uma textura áspera. É um cachorro cheio de dobrinhas na pele, muito curioso e rechonchudinho. No Shar Pei filhote, as dobrinhas são mais acentuadas e quando ele cresce elas ficam mais evidentes ao longo do pescoço e na cabeça. Tem orelhinhas pequenas e finas que ficam bem no alto da cabeça, com as pontinhas dobradas.

O Shar Pei tem um focinho bem curto, que é frequentemente comparado ao de um hipopótamo miniatura. Tem aprência de emburrado, mas é só aparência. É um cachorro tranquilão, "boa gente" e tem aquele jeitão oriental, independente. É um cachorro que gosta de ser respeitado e sabe retribuir, muito dócil e afeiçoado aos membros da casa.

Filhote de cachorro da raça Shar Pei

Temperamento

O Shar Pei é um cachorro leal, absolutamente calmo e sereno. Não é um cachorro muito grande mas é bastante forte. Sabe muito bem se defender e costuma ser desconfiado com estranhos. Por isso a socialização precoce é recomendada. Devido ao seu instinto de independência, muitas vezes um cachorro da raça Shar Pei pode ser mal interpretado, e acabar sendo considerado um cão teimoso, com dificuldade para aprender. Isso não é verdade, o Shar Pei é um cachorro muito inteligente e adora aprender, o que faz com muita facilidade, desde que recompensados com carinho e atenção.

O Shar Pei também é um bom cão de guarda, bastante territorial, comportamento instintivo característico desta raça de cachorro.

Outra habilidade instintiva para o cachorro da raça Shar Pei é a caça. Eles é um cachorro que tem uma visão muito boa e paciência para perseguir suas presas. O Shar Pei é um cachorro muito inteligente e criativo, e quando filhote é extremamente ativo e curioso.

O filhote é muito ativo e precisa da atenção da família para brincar e gastar energia. Esta é a melhor maneira do filhote se exercitar e é também uma boa oportunidade para estabelecer uma relação com todos os membros da família. Outra característica do cachorro da Raça Shar Pei é que ele não gosta muito de tomar banho e definitivamente não gosta de nadar.

Filhotes de cachorro da raça Shar Pei

Saúde e Cuidados 

O Shar Pei é um cachorros muito limpo, um banho de vez em quando costuma ser suficiente para deixar seu Shar Pei com o pelo limpo e bonito. Certifique-se depois do banho de que ele esteja muito bem seco em suas dobrinhas para evitar problemas de pele, como por exemplo irritações ou alergias. Também é importante fazer uma limpeza regularmente nos ouvidos e cortar as unhas. O cachorro da raça Shar Pei deve permanecer solto durante um bom tempo do dia, afim de movimentar-se para oxigenar a pele. Ao menos dois passeios diários de coleira, são recomendáveis quando não se tem um grande quintal para que ele possa se exercitar.

As rações mais indicadas para os cachorros da raça Shar Pei são, preferencialmente, as de linha super-premium. Oferecer uma ração de boa qualidade é muito importante para manter os cães da raça Shar Pei com boa saúde, ajudando até mesmo na prevenção de doenças de pele.

Se você procura por um companheiro inseparável e afetuoso, o Shar Pei pode ser uma boa opção. É uma raça que dá pouco trabalho, adora fazer companhia e late muito pouco.

Leia Também:

Shar Pei - Saiba tudo sobre a raça
Meu filho quer um cachorro, o que fazer?
Teste: Seu filho está preparado para ter um cachorro?
Nomes de Cachorro
Saiba tudo sobre os cachorros
O filhote de cachorro e a vida em sociedade
Adolescência canina filhote ou adulto?
A importância da brincadeira na vida dos filhotes