20 novembro, 2012

Yorkshire Terrier


Dono de uma pelagem exuberante, o Yorkshire é um corajoso e curioso terrier de pequeno porte. Criado para desentocar roedores em meados do século XIX, na Inglaterra, o Yorkshire Terrier é hoje uma das raças preferidas para companhia.

Os cachorros da raça Yorkshire Terrier são pequenos mas muito cheios de energia. Costumam ser ativos e muito conectados ao que acontece ao seu redor. Exemplares da raça Yorkshire Terrier geralmente são muito carinhosos e gostam de ficar perto da família. O Yorkshire tem uma baixa tolerância com crianças pequenas e, apesar de ser uma raça considerada carinhosa, prefere a companhia de crianças mais velhas e de adultos.

Cachorro da raça Yorkshire Terrier

A Raça Yorkshire Terrier

Poucas raças de pequeno porte têm sido tão populares em todo o mundo como este belíssimo terrier miniatura. É importante lembrar, entretanto, que os cachorros da raça Yorkshire Terrier são exigentes. Apresentam temperamento forte, gostam de ser o foco da atenção de todas as pessoas que interagem com ele e são bastante reservados com estranhos. Exemplares mais dominantes costumam não aprovar nem mesmo a presença de estranhos em seu território.

O Yorkshire Terrier vive bem em apartamento, já que é considerada uma raça que se adapta facilmente. Gostam da atenção e das brincadeiras com a família, além dos passeios de coleira e de carro, motivos suficientes para torná-lo um excelente cão de companhia.

Filhote de cachorro da raça YorkshireYorkshire

História da Raça

A raça Yorkshire Terrier surgiu na Inglaterra, mas precisamente no Condado de Yorkshire, em meados do século XIX. A raça foi desenvolvida por mineiros e trabalhadores das industrias de vestuário inglesas e escocesas que procuram por um cão forte, pequeno e corajoso. Estes cães de caça deveriam penetrar em pequenos espaços onde se entocavam texugos e raposas, e também capturar ratos e camundongos. A raça pertencia então à classe trabalhadora, especialmente os tecelões.

Os primeiros exemplares eram um pouco maior do que os de hoje e demonstravam grande coragem para enfrentar outros animais. Através do cruzamento dos menores exemplares ao longo do tempo, a raça se tranfornou no Yorkshire Terrier que conhecemos hoje. Os cães Yorkshire Terrier de hoje não são usados para sua função original, mas seu caráter permanece fiel ao de seus ancestrais.


Cachorro da raça Yorkshire

Aparência Geral

O Yorkshire tem uma aparência, alegre e inteligente, seu olhar é penetrante, suas orelhas são pontudinhas. Quem vê um Yorkshire pela primeira vez, pode ter a impressão de estar vendo um 'ursinho' de pelúcia.
O Yorkshire é um cachorro pequeno e compacto que apresenta uma linda pelagem de cor azul-aço e canela, longa, lisa e sedosa. Os olhos são um pouco proeminentes, escuros. As orelhas são pequenas, eretas e em forma de 'v'. Apesar da aparência frágil, o Yorkshrie Terrier é um cachorro forte, compacto e bem proporcionado. Os exemplares da raça Yorkshrie terrier portam sua cabeça erguida, com uma atitude confiante e imponente. O peso de um Yorkshire adulto não ultrapassa os 7 kg, mas há muitos exemplares menores que podem pesar menos de 3 kg.


Filhote de cachorro da raça Yorkshire

Temperamento

O Yorkshire Terrier é um cachorro que parece ignorar seu tamanho pequeno. Este pequeno terrier é altamente entusiasmado, corajoso, inteligente e louco por aventura. Muitos proprietários demoram algum tempo para aprender como lidar com sua personalidade.

O Yorkshire é um companheiro maravilhoso, carinhoso com sua família. Mas para que não se tornem excessivamente dominantes, é necessário ensiná-los desde pequenos. A raça Yorkshire Terrier precisa de donos que tenham pulso firme e saibam impor limites. Por isso mesmo é uma raça mais recomendada para famílias que não tenham crianças muito pequenas em casa.

Nunca deixe que seu Yorkshire demonstre agressividade, em nenhuma circunstância. Repreendê-lo adequadamente enquanto filhote é uma escolha muito mais acertada do que aceitar que ele mande em você e tome conta da situação. Lembre-se que o cachorro que não conhece limites, pode apresentar desvios de comportamento depois de adulto, podendo ficar muito ciumento, agressivo, tímido etc. Quando os donos aprendem a exercer liderança, eles são muito meigos, amorosos, e confiáveis com as crianças.


Filhote de cachorro da raça Yorkshire

Saúde e cuidados

Todo filhote precisa de cuidados especiais, principalmente nos primeiros meses de vida. No caso do Yorkshire, devido ao seu tamanho pequeno, é importante redobrar estes cuidados.

O Yorkshire Terrier é um cachorro que deve viver dentro de casa, prefere viver em locais de clima temperado e não gosta de frio. O Yorkshire não solta muito pelo mas, mesmo assim, a pelagem exige algum cuidado. Procure escovar os pelos do seu cachorro pelo menos duas vezes por semana.

As rações mais indicadas para os cachorros da raça Yorkshire Terrier são, preferencialmente, as de linha super-premium. Oferecer uma ração de boa qualidade é muito importante para manter os cães da raça Yorkshire com boa saúde, ajudando até mesmo na prevenção de doenças.

Lembre-se que apesar de ser uma ótima raça para criar em ambientes com menos espaço, como aparatamentos, o Yorkshire é muito ativo e precisa  de exercícios, brincadeiras e passeios diários. Brincar com seu Yorkshire suprirá boa parte das necessidades de exercício, porém, ele ainda vai precisar caminhar. Os cães que não caminham diariamente são mais propensos a apresentar problemas de comportamento. Se seu  Yorkshire estiver correndo pela casa como uma bala, é um sinal de que ele precisa de mais exercício. Neste caso, os passeios de coleira serão sempre uma boa opção.


Leia Também:

Yorkshire Terrier - Guia de Raças
Meu filho quer um cachorro, o que fazer?
Teste: Seu filho está preparado para ter um cachorro?
Nomes de Cachorro
Saiba tudo sobre os cachorros
O filhote de cachorro e a vida em sociedade
Adolescência canina filhote ou adulto?
A importância da brincadeira na vida dos filhotes