12 dezembro, 2012

Ensinando seu cachorro a nadar

Seu cachorro gosta de brincar com água? Saiba como ensiná-lo a nadar de maneira segura e divertida.

Não importa se você é gente ou cachorro, a melhor maneira de se refrescar durante o verão é dentro da água. Os cachorros sofrem muito nesta época do ano e banhos de piscina ou mangueira, se forem feitos da maneira correta, podem gerar um tremendo conforto para seu amigo peludo, e ainda oferecer uma ótima oportunidade para a família brincar e dar atenção a ele.


Existem escolas de natação para cachorros, mas você também pode ter êxito seguindo algumas regras bem simples. Cachorros podem ser incríveis nadadores, basta ensiná-los com amor e responsabilidade.


Aqui vão algumas dicas para ensinar seu cachorro a nadar:
  • Excesso de barulho pode ser prejudicial, procure manter uma atmosfera calma e favorável para que desperte o interesse de seu cachorro a entrar na água.
  • Use incentivos positivos, brinquedos podem ser um atrativo para que seu cachorro queira entrar na água.
  • Em hipótese nenhuma atire um cachorro na água! Isso certamente acabaria com todas as chances dele querer entrar novamente na água.
  • Segure o cachorro, utilize um colete-salva-vidas para cães no cachorro e segure-o na primeira vez que for entrar na piscina até que ele comece a nadar e se sentir confortável.
  • Ensine o cachorro como sair da água.
  • Nunca deixe um cachorro nadar sozinho!


O acesso à piscina não deve ser permitido na ausência da família, mesmo que o cachorro já saiba nadar e sair da piscina sozinho. A maneira mais segura de evitar que o seu cachorro entre na piscina quando você não estiver por perto, são as lonas de segurança que cobrem a piscina. Esta é forma mais recomendada para proteger os cães e até mesmo as crianças pequenas.


Os cachorros também podem desenvolver otite crônica por causa de mergulhos, por isso fique atento se o seu cachorro gosta de mergulhar como Golden Retriever e o Retriever do Labrador, por exemplo. Depois de um mergulho na água, limpe e enxugue muito bem as orelhas.


O mais importante é sempre supervisionar as brincadeiras na água. nunca deixe seu cachorro sozinho. Lembre-se que cachorros são como crianças, mesmo depois de adultos!

E agora, o seu cachorro já sabe nadar?




Leia Também:
Melhores raças de cachorro para Crianças - Parte I